Vacinas

Vacina HPV

A Vacina do HPV tem indicação também para homens dos 9 aos 26 anos

Autora: Dra Magali Butenas, transcrito da resolução da ANVISA RE nº 5.260 de 13/12/2012.

Em 13/12/12 a ANVISA publicou a aprovação da nova indicação terapêutica da vacina quadrivalente contra o HPV para a prevenção de câncer de ânus causados pelos tipos de HPV 16 e 18.

O estudo clínico que deu suporte ao registro da mais nova indicação da “Vacina quadrivalente recombinante contra papilomavírus humano (tipos 6, 11, 16 e 18)” foi publicado na New England Journal of Medicine, considerada uma das mais tradicionais revistas médicas do mundo (se não a mais tradicional delas), e que completou 202 anos de existência em 2014.

Os autores da publicação comentaram que a vacina teve um perfil favorável de segurança e seu uso pode reduzir o risco global de câncer anal. Observaram ainda que a vacinação deveria ser feita idealmente antes do início da vida sexual ativa para alcançar sua eficácia máxima (particularmente observada no esquema completo de três doses).

Outro ponto importante é o de que como não existe atualmente nenhum sistema de rastreamento que vise reduzir o risco de câncer anal propriamente dito, a vacinação representa a melhor estratégia de longo prazo para reduzir os casos tanto do câncer anal quanto do condiloma anal.

Os resultados desse estudo, do qual o Brasil teve importante participação, são muito positivos e têm impacto positivo em saúde pública. Vale destacar que o Brasil contribuiu com cerca de 20% dos participantes para o estudo. O Dr. Edson Moreira, de Salvador, Bahia, é um dos autores do artigo publicado na New England Journal of Medicine.

INDICAÇÃO DA VACINA:

1) Prevenção de câncer do colo do útero, vulvar, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas ou displásicas causados pelos tipos 16 e 18; verrugas genitais e infecções causadas pelo causadas pelos tipos 6 e 11 de papilomavírus humano (HPV).

2) Indicada para meninas e mulheres de 9 a 26 anos de idade para prevenir as seguintes doenças:

  • Câncer de colo do útero, da vulva, da vagina e de ânus causados pelos tipos 16 e 18 de HPV;
  • Verrugas genitais (condiloma acuminado) causadas pelos tipos 6 e 11 de HPV.

3) Indicada para infecções e lesões pré?cancerosas causadas pelos tipos 6, 11, 16, e 18 de HPV:

4) Indicada para meninos e homens de 9 a 26 anos de idade para prevenção das seguintes doenças causadas pelos tipos de HPV incluídos na vacina:

  • Câncer de ânus causado pelos tipos 16 e 18 de HPV;
  • Verrugas genitais (condiloma acuminado) causadas pelos tipos 6 e 11 de HPV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *