Exames

Novembro Azul

Importância da prevenção

Para quem não sabe, a próstata é um glândula localizada perto da bexiga e é responsável pela produção do líquido prostático, que constitui parte do sêmen e tem a função de proteger os espermatozoides.

A causa do câncer de próstata são desconhecidas, mas origina-se de desequilíbrios genéticos que levam as alterações moleculares responsáveis por seu desenvolvimento.

Estatisticamente homens da raça negra e homens com histórico familiar apresentam maior chance de desenvolver a doença. Mas fatores ambientais podem estar envolvidos no desencadeamento ou na aceleração do processo.

Esse tipo de câncer é o segundo mais comum na população masculina no mundo, sendo diagnosticado em mais de 1 milhão de homens anualmente.

Como prevenir a doença?  Quando falamos em prevenção, nos referimos a uma série de medidas que visam um diagnóstico precoce e, se detectada em estágios iniciais, tem chances de curas aumentadas.

A Sociedade Brasileira de Urologia sugere que, a partir dos 50 anos, todos os homens devem ser avaliados anualmente por um urologista. 

O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não apresenta nenhum sintoma. Os sintomas urinários que podem surgir são os mesmos encontrados quando há um aumento benigno da próstata, como diminuição do jato urinário seguido de gotejamento da urina no fim, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência urinária diurna e noturna e incontinência.

Mas a ocorrência do câncer de próstata é reduzida com a adoção de um estilo de vida saudável , evitando o tabagismo, promovendo uma dieta equilibrada e a prática frequente de atividade física. Os exercícios atuam na prevenção do câncer, uma vez que ajudam a evitar o sobrepeso ou os diferentes graus de obesidade.


Ref. Texto: Dr. Marcelo Apezzato- urologista do Hospital Albert Eisntein.