Vacinas

Febre Amarela – um breve histórico

Não mate os macacos, não coloque fogo nas florestas…

Quanto mais degradação ambiental, mais desastres enfrentaremos. Os culpados não seríamos nós mesmos?

A febre amarela é uma doença infecciosa grave causada por um vírus, que ocorre nas Américas do Sul e Central, além de alguns países da África. Acomete, principalmente os primatas e é transmitido por alguns tipos de mosquitos silvestres. Na área urbana, o vírus é transmitido pelo Aedes Aegypti, um mosquito também proveniente da África. Mas no Brasil, desse 1942, não tem registro da circulação urbana do vírus.

Nas florestas das Américas, quem transmite os vírus são os mosquitos silvestres dos gêneros Haemagogos e Sabethes. Os mosquitos, quando contaminados, transmitem os vírus principalmente para os macacos e acidentalmente para as pessoas do campo, que estão em contato com a floresta.

Assim como as outras espécies silvestres, esses mosquitos também possuem seu papel ecológico nos ambientes naturais. Entretanto importante ressaltar que esses mosquitos não são vilões, porque assim como as pessoas desinformadas ou leigas tentam matar os macacos, tentam também matar os mosquitos ateando fogo nas florestas ou jogando veneno.

A medida mais importante para prevenir e controlar a febre amarela é a vacinação da população.

A organização Pan- Americana de Saúde lançou uma alerta epidemiológico para todas as Américas. No Brasil, o surto não está restrito a Bacia do Rio Doce em Minas Gerais e Espírito Santo, como se tem ventilado. Acontece que há muitos anos a febre amarela está avançando para o leste de Minas, Espírito Santo e sul da Bahia, áreas consideradas de risco potencial para a doença. O problema é que o vírus chegou e encontrou a população não imunizada na região e rapidamente se espalhou.

A solução para prevenir e controlar a febre amarela  é vacinar as pessoas.

Texto: Aureo Banhos – Professor da Ufes/Campus Alegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *