Clínica Geral

Câncer Infantil

Dia 15/02 é o DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA O CÂNCER INFANTIL.

Segundo matéria veiculada no portal EBC BRASIL mais de 300mil crianças e adolescentes são diagnosticadas com câncer todos os anos em nosso país e a doença é a segunda responsável por mortes infantis, perdendo, apenas, para causas externas.

“Apesar de o número de crianças com câncer ser bem menor quando comparado à incidência global da doença em adultos, o número de vidas salvas é significativamente maior: as taxas de sobrevivência em países de alta renda chegam a uma média de 84% e estão melhorando de forma consistente mesmo em áreas com menos recursos no mundo onde há apoio local e internacional”, destacou a CCI (Childhood Cancer International), por meio de nota.

De acordo com informações da CCI, um grande número de crianças e adolescentes da África, Ásia, America Latina e parte do Leste e Sul europeu não têm acesso a tratamentos adequados ou medicamentos para o tratamento do câncer. De acordo com a agência, infelizmente, o local de nascimento da criança determina o seu sucesso na luta contra a doença.

Em matéria, o portal IG aponta:

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca) e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o câncer é a segunda causa de morte entre crianças e adolescentes até os 19 anos, ficando atrás apenas de causas externas, como acidentes e violência. Entre os tipos de cânceres mais comuns entre os mais novos estão a leucemia , tumores do sistema nervoso central e linfomas.

Fontes: